Blog

Como tornar seu home office ainda mais eficaz

Como tornar seu home office ainda mais eficaz

A pandemia nos trouxe diversas surpresas e necessidades de adaptações, o cenário atual fez com que empresas do mundo todo tivessem que transferir boa parte ou até suas atividades totais para o home office, o que para grande parte dos colaboradores foi uma novidade um tanto quanto difícil de lidar.

Quem hoje vive a realidade de trabalhar em home office costuma enfrentar problemas em comum para conseguir se manter produtivo. Por mais que uma grande parte das pessoas se sintam mais produtivas, ainda assim existe uma grande parcela desses trabalhadores que se sentem inseguros com a ideia de trabalhar de casa.

Portanto, torne seu home office ainda mais eficaz. A seguir deixamos algumas dicas que serão grandes aliadas nesse processo para melhorar sua rotina.

Estabeleça horários

É muito importante estabelecer um horário e criar uma rotina para trabalhar. Obviamente o home office acaba sendo um pouco mais flexível, por isso é necessário saber separar as tarefas domésticas dos períodos exclusivos para as tarefas profissionais. Também não se esqueça de tirar uma pausa, cumprir seu horário de almoço, afinal seu corpo não é uma máquina e precisa de tempo para que a criatividade volte a fluir.

Estabeleça um ambiente

A concentração pode ser uma das maiores dificuldades, nem todas as pessoas conseguem manter o foco em qualquer ambiente, fazendo com que as distrações se tornem o maior inimigo de um profissional produtivo. Por isso crie um ambiente específico para desenvolver suas atividades, se possível invista em uma infraestrutura adequada fazendo com que esse momento se torne mais confortável e agradável.

Mantenha a organização

A organização é uma grande aliada nessa modalidade de trabalho. É muito importante que mantenha o ambiente organizado e dinâmico. Estabeleça prazos para realização de tarefas, evite adiamentos. Liste suas tarefas, anote tudo que precisa ser feito e vá riscando no decorrer do dia, isso facilitará uma melhor visualização do seu dia e dará um dimensionamento rápido do que ainda resta ser feito.

Saia quando possível

Trabalhar todos os dias no mesmo local sendo ele sua casa, em algum momento a rotina desse ambiente pode acabar se tornando cansativa, então dentro do possível e respeitando as medidas de segurança varie o ambiente, visite aquele local de coworking descolado na sua região, aproveite um ambiente de café para trabalhar em um período do dia, ou até mesmo visite o escritório da sua empresa. A mudança de ares pode ser ótima para melhorar sua produtividade. 

Mantenha-se conectado

Mesmo no trabalho remoto, é de grande importância manter-se conectado com seus gestores e colegas de trabalhos, seja por chamadas de vídeos ou de voz. A tecnologia hoje permite com que as reuniões online sejam fáceis e produtivas e com um alcance ainda maior do que o presencial permite, então disfrute delas. Estão disponíveis no mercado diversas tecnologias colaborativas que irão facilitar ainda mais a comunicação e o dia a dia da sua empresa e sua equipe.

Desligue o computador e a mente

Após finalizar suas tarefas é de extrema importância que você desligue o computador e se esqueça de trabalho. É hora de sair do modo profissional, curtir o restante do dia dentro do possível, seus familiares e seu hobbies. Afinal não é porque você trabalha em casa que precisa ficar 24 horas por dia conectado, não acha?

Passar por esse período de isolamento e home office pode ser muito mais fácil e produtivo, mantendo a qualidade do seu trabalho e seu bem estar físico e mental.

Fonte: Revista Exame

×

Olá!
Fale com a gente pelo WhatsApp

× Como posso te ajudar?